Parlamento comemora cinquentenário da Embratur

A Câmara dos Deputados foi cenário para a celebração dos 50 anos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
17/11/2016 17h49

Cláudio Araújo

Parlamento comemora cinquentenário da Embratur

O presidente da Comissão de Turismo (CTur), deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) foi o anfitrião das comemorações, que começaram na quarta-feira, 16, com a realização do Fórum “O Futuro do Turismo Internacional - Perspectivas Brasil” e encerraram na quinta, 17, com uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

Criada inicialmente como empresa estatal, a Embratur tornou-se uma autarquia e, desde de 2003, é responsável exclusivamente pela promoção internacional do Brasil. “É ela quem abre as portas do Brasil para os estrangeiros, mas, infelizmente, ainda não tem um orçamento compatível com as necessidades do papel que exerce. Por isso, a Comissão de Turismo indicou, para o orçamento do ano que vem, uma emenda de R$ 400 milhões para a divulgação do Brasil no exterior”.

Nos últimos 13 anos, as receitas cambiais do turismo brasileiro cresceram 132% graças à atuação da Embratur. No entanto, conforme o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, o país ainda está muito aquém do seu potencial. “No oriente, países como a China e a Tailândia se transformaram em potências do turismo. O Japão recentemente duplicou sua meta de 20 milhões para 40 milhões de turistas internacionais. E mesmo a Austrália, com números parecidos com os nossos, fatura cinco vezes mais, se apoiando na cultura e nos parques naturais”.

A proposta de Lummertz para fazer frente a esse mercado competitivo é revisar o modelo institucional da entidade, modernizando-a e ganhando flexibilidade em parcerias com a iniciativa privada, estados e municípios. “Queremos alcançar, até 2022, 12 milhões de turistas e U$ 19 bilhões em receita cambial, patamar de crescimento inédito do setor no Brasil”, finalizou.

Em seu discurso, o ministro do turismo, Marx Beltrão, anunciou que há interesse do governo de fazer do turismo uma política de estado. “Houve uma decisão de que o turismo deveria ser levado a sério, com investimentos em infraestrutura e promoção internacional. Estamos discutindo o País que queremos ser e qual imagem queremos ter”, afirmou o ministro, lembrando que serão apresentadas ao governo medidas para reduzir a burocracia e destravar o avanço do turismo.

No Fórum, especialistas nacionais e internacionais também debateram sobre a indústria do turismo face às ferramentas digitais de promoção e comercialização e o turismo de experiência e potencial natural do Brasil no cenário internacional. Foi apresentado ainda o mapa estratégico que orientará as ações da Embratur para os próximos anos, além de serem realizadas homenagens aos servidores e ex-presidentes do Instituto.

Já nesta quinta-feira, a Embratur foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados, atendendo a um requerimento do deputado Herculano Passos, que presidiu a sessão. “A Embratur tomou uma decisão assertiva quando elaborou o documento intitulado Plano Aquarela 2020, que traçou metas e objetivos para que o Brasil conseguisse e consiga antes, durante e depois dos grandes eventos esportivos se projetar como destino turístico no exterior”, salientou, o presidente da CTur.

Conforme Lummertz, a Embratur passa agora para uma fase mais tecnológica, se tornando uma plataforma de divulgação do Brasil no exterior. “Estamos nos projetando com um digital forte e com plano estratégico forte nessa direção, buscando o entendimento do governo de que a política do turismo tem que ser uma política de Estado. O tamanho de país que nós temos justifica um grande projeto de turismo e é isso que nós estamos defendendo”.

Em sua fala, o deputado Mauro Mariani, membro da CTur, usou Santa Catarina como exemplo de sucesso no turismo já que, segundo ele, o estado atingiu a maior arrecadação de sua história nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, por conta do verão. “Esta é uma prova da importância do turismo para a recuperação econômica. No Brasil, isso é reforçado pela capacidade da Embratur de impulsionar a geração de empregos, criação de novos negócios, desenvolvimento regional e de sustentabilidade”, disse.

Outro membro da Comissão de Turismo, o deputado Edinho Bez enfatizou o papel do Instituto. “O trabalho da Embratur é essencial para levarmos a nossa cultura para o mundo. Muito orgulho de participar desta Comissão pois o turismo significa emprego e renda e, para o Brasil recuperar sua economia, o turismo está entre os itens mais importantes. ”

Já o deputado Otávio Leite pediu mais atenção à autarquia. “A Embratur precisa ser fortalecida, devido ao papel emblemático que cumpre na atuação nos mercados nacionais e internacionais. O turismo deve ser tratado em uma dimensão acima dos partidos políticos por tudo que representa para o desenvolvimento do Brasil”.

  

Jane Santin
Assessora de Comunicação