Comissão debate sobre a expansão, os investimentos e os desafios encontrados pela hotelaria no Brasil

11/08/2015 18h10

Antonio Araujo / Câmara dos Deputados

Comissão debate sobre a expansão, os investimentos e os desafios encontrados pela hotelaria no Brasil

A Comissão de Turismo, em atendimento aos requerimentos 56 e 61/2015 de autoria do deputado Alex Manente, debateu hoje, em Audiência Pública, sobre a expansão, os investimentos e os desafios encontrados pela hotelaria no Brasil. Estiveram presentes, como expositores, os senhores Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Manuel Gama, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Bruno Hideo Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH/SP).

Temas importantes foram discutidos, tais como: Ecad, Airbnb, acessibilidade & sustentabilidade, divulgação internacional do Brasil nos mercados internos e externos e visto.

O Sr. Bruno Omori ressaltou que a Associação de Hotéis e a Associação Brasileira de Normas Técnicas lançaram, no dia 26 de julho, em São Paulo, o Selo de Acessibilidade e Inclusão Social, uma certificação para hotéis que seguirem as regras de atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência.

O Sr. Manuel Gama tratou de temas como a regulamentação das gorjetas; a alteração da obrigação de 10% de quartos adaptados em hotéis, prevista na Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão); a capacitação e qualificação da mão de obra do setor hoteleiro e a participação da iniciativa privada na elaboração de estratégias e condução de atividades de promoção turística do Brasil.

 O Sr. Alexandre Sampaio também deu destaque à necessidade de reconstrução ou reforma de 10% dos dormitórios nos meios de hospedagem, o que deverá ser feito em um prazo de apenas seis meses; aos direitos autorais devidos ao Ecad e à regulamentação da gorjeta.