Membros da CTASP realizam visita a obras paralisadas da Petrobras

Os deputados Benjamin Maranhão (SD/PB) e Augusto Coutinho (SD/PE) realizaram visita técnica ao Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco, no último dia 8
15/05/2015 16h13

A Comissão de Trabalhado realizou, no último dia 8, visita técnica ao Complexo de Suape, em Ipojuca – Pernambuco, para fiscalizar obras paralisadas da Petrobras. Participaram da visita os membros da CTASP Benjamin Maranhão (SD/PB) e Augusto Coutinho (SD/PE), além de deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco e vereadores da região. A proposta inicial era visitar a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul, porém o acesso ao Estaleiro foi negado. Já o acesso à Refinaria foi parcial e apenas aos parlamentares. Algumas áreas da Refinaria não foram abertas à visitação, e em momento algum os deputados puderam ser acompanhados por suas respectivas assessorias ou membros da imprensa. Após a visita, os parlamentares se reuniram com representantes de trabalhadores e empresários, que se encontram prejudicados por demissões e atrasos nos pagamentos.

Os empresários reclamaram que fizeram altos investimentos, tanto em contratação de mão-de-obra, quanto na compra de materiais ou transportes, e agora não têm como pagar os funcionários ou as dívidas da empresa, pois não têm recebido os pagamentos da Petrobras.

“Constatamos uma série de problemas no que diz respeito às demissões, atrasos em relação ao pagamento das verbas trabalhistas e até de salários, e dificuldades financeiras muito grandes de empresas que prestaram serviços para Petrobras. Algumas com débitos que superam muitos milhões de reais”, afirmou o deputado Benjamin Maranhão, presidente da CTASP. O deputado informou, ainda, que já ocorreram 24 mil demissões apenas no estado de Pernambuco.

De acordo com relato do presidente foi possível observar uma grande quantidade de equipamentos jogados e inutilizados na refinaria, além das estradas e vias de acesso que ainda não estão concluídas. “Não tem muita forma dessa refinaria estar funcionando plenamente a um curto prazo. Eu acredito que deve ser feito um estudo mais minucioso, técnico, inclusive tendo acesso a outras informações, sobre quando é que esse investimento de mais de 40 bilhões irá gerar os empregos que o Brasil precisa”, concluiu.

A Comissão fará, ainda, visitas a obras nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. A próxima visita será no dia 22, ao Estaleiro Enseada Paraguaçu, na cidade de Maragogipe – Bahia.