Projeto de Lei inspirado na atleta Laís Souza é aprovado pela Seguridade

Prejudicado durante treinos pode receber prêmio e auxílio mensal
26/08/2015 16h25

Rafael Ribeiro/ CBF

Projeto de Lei inspirado na atleta Laís Souza é aprovado pela Seguridade

O trágico acidente sofrido pela atleta Laís Souza em janeiro de 2014, durante os treinamentos para os Jogos Olímpicos de Inverno, foi o ponto de partida da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) para apresentar o Projeto de Lei (PL) aprovado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O PL 7797/2014 concede prêmio no valor de R$ 100 mil e auxílio especial mensal a atletas olímpicos e paralímpicos que sofrerem qualquer lesão permanente durante período de preparação ou participação de quaisquer jogos da Olimpíada.  

O projeto contou com relatoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).  Para receber o auxílio, o atleta deve ser financeiramente carente e não pode ser beneficiário de nenhum seguro de vida ou contra acidentes pessoais. Os pagamentos seriam de competência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Laís Souza se acidentou quando se preparava para a competição em Sochi, na Rússia. A ex-ginasta competia esqui aéreo. Laís sofreu uma lesão na terceira vértebra (C3) da coluna cervical e sofreu uma lesão completa na medula, ficando tetraplégica. Atualmente, a atleta recebe uma pensão vitalícia do governo brasileiro.