Países do sudeste asiático querem acordos de cooperação com o Brasil

Um mercado potencial de mais de 600 milhões de consumidores distribuídos por 10 países com economias crescentes, PIB de US$ 2.4 trilhões e vontade de fazer acordos nas áreas de energias renováveis, comércio, indústria, educação e cultura com o Brasil. Este foi o perfil apresentado pelos países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN (em inglês, Association of Southeast Asian Nations), durante a reunião realizada em 15/7 na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
16/07/2015 15h35

Foto: Claudia Guerreiro

Países do sudeste asiático querem acordos de cooperação com o Brasil

Jô Moraes, juntamente com Átila Lins, recebe comitiva de embaixadores de países do sudeste asiático

Durante duas horas, embaixadores de seis dos 10 países participantes do bloco (Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã) falaram sobre as economias de seus países e expressaram seu interesse em estreitar laços com o Brasil. Do encontro participou também, além da presidente da Comissão, deputada Jô Moraes, o deputado Átila Lins (PSD/AM), que sugeriu de pronto a criação de um Grupo de Amizade Brasil – ASEAN de maneira a fortalecer as relações com seus países-membros. Jô Moraes, por sua vez, avaliou a importância de se ter presentes membros do Itamaraty que possam avaliar as áreas de interesse para o estabelecimento de acordos de cooperação.

Atual presidente do bloco, cuja gestão se altera a cada seis meses, o embaixador da Tailândia, Pitchayaphant Charnbhumidol, explicou que "os entendimentos entre blocos fortalecem os países integrantes destes grupos, assim como os acordos econômicos e sociais existentes entre eles", e destacou que nos últimos 10 anos o volume comercial entre o Brasil e a ASEAN cresceu 480%, alcançando 4,5% de todo o comércio exterior brasileiro.

 

 

 

Cláudia Guerreiro (com colaboração de Ascom Liderança PRB)

Assessora de comunicação da CREDN

Câmara dos Deputados - Anexo II , Ala A, sala 131

Tel.: (61) 3216-6732