Fortalecimento das relações Brasil – Itália é tema de seminário na CREDN

O aprofundamento das relações bilaterais Brasil – Itália foi tema do seminário realizado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) em conjunto com o Grupo Parlamentar de Amizade.
22/11/2017 17h10

Luis Macedo

Fortalecimento das relações Brasil – Itália é tema de seminário na CREDN

Brasília – O aprofundamento das relações bilaterais Brasil – Itália foi tema do seminário realizado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) em conjunto com o Grupo Parlamentar de Amizade. Na oportunidade, parlamentares, diplomatas, militares e empresários brasileiros e italianos defenderam o fortalecimento das parcerias e a adoção de medidas que facilitem o intercâmbio entre os dois países.

O evento contou com as presenças do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR), presidente do Grupo Brasil – Itália, Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da CREDN, e Renata Bueno, deputada italiana pela União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos.

De acordo com Maia, a presença histórica da comunidade italiana no Brasil torna cada vez mais importante o relacionamento entre os dois países. O deputado esteve recentemente na Itália para celebrar a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que em 16 de julho de 1944, há 72 anos, desembarcou em Nápoles os primeiros dos 25 mil soldados que o Brasil enviou para derrotar o nazifascismo na 2ª Guerra Mundial.

Já o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que um dos destaques da parceria entre os dois países está na área da defesa. Segundo ele, “temos um projeto de modernização e recomposição da frota de blindados do Exército com a ajuda da fabricante italiana Iveco. O caça AMX, que gerou um grande salto para a Embraer, é outro exemplo. Além disso, há a expectativa de parceria com a Itália para a exploração do Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão”.

A importância da Itália para o Brasil é retratada pelo presidente do Grupo Parlamentar, Rubens Bueno, quem destaca que “a Itália é um dos dez países que mais investem no Brasil. São cerca de 900 empresas italianas no nosso país, empregando quase 200 mil trabalhadores”.

Durante o seminário também foram discutidas ações para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros e italianos, como o acordo que permite o uso das respectivas carteiras de motorista. A deputada Renata Bueno, representante brasileira no Parlamento Italiano, afirmou que “a medida foi aprovada pela Itália e, aqui no Brasil, passou pela Câmara e pelo Senado, devendo entrar em vigor em no máximo 60 dias”.

Além disso, os dois países trabalham para promover mudanças em relação à política de emissão de vistos com o objetivo de incentivar os negócios. Para tanto, a Embaixadora Maria Dulce Barros, do ministério das Relações Exteriores, explicou que a nova Lei de Migração torna o processo mais simples. “Os vistos não serão mais de turismo, de negócios ou de trabalho temporário. Passam a ser todos vistos de visita, o que facilita a concessão dos documentos”, explicou.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena