Evandro Roman recebe parlamentar iraniano na Câmara

O deputado Evandro Roman (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Irã, recebeu o embaixador iraniano no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan e o presidente da Comissão de Agricultura, Água e Recursos Naturais do Parlamento Islâmico do Irã, Ali Akbari. O encontro aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e teve por objetivo impulsionar ainda mais a troca comercial e simplificar as operações financeiras entre as duas economias, além de adensar os laços de amizade e de cooperação parlamentar.
27/03/2018 15h02

Assessoria de Imprensa do Deputado Evandro Roman

Evandro Roman recebe parlamentar iraniano na Câmara

Durante o encontro, Akbari, que veio ao Brasil para participar do Fórum Mundial da Água em Brasília, ratificou o interesse iraniano em ampliar o investimento bilateral nas relações mercantis e culturais. “O Grupo Parlamentar representa uma grande oportunidade para aumentarmos as relações bilaterais com o Brasil. Somos grandes importadores dos produtos brasileiros e temos interesse em ampliar nossa compra, mas também de mostrar nosso mercado e nossos produtos”, disse o parlamentar iraniano. 

O Irã é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio e importa principalmente milho, soja em grãos e carne bovina in natura brasileira. Em setembro, uma missão brasileira fechou acordos importantes nos setores de carne, soja, milho, biodiesel e etanol, açúcar e pescados. Agora, o país quer exportar para o Brasil ureia, frutas secas e amêndoas. 

Roman reafirmou o interesse brasileiro em importar produtos iranianos com foco na tecnologia agrícola. “O Irã é o quinto maior parceiro do agronegócio brasileiro e a ideia é aumentar o intercâmbio comercial. Só em 2017, exportamos mais de US$ 2 bilhões em produtos brasileiros e temos potencial de chegar a US$5 bi, com oportunidades em mais de 203 produtos de mais de 10 setores brasileiros”, afirmou.

 

Nanotecnologia

 

O Irã tem feito grandes progressos na produção científica em relação à nanotecnologia. Enquanto em 2006, ocupava o 31º lugar, em 2016 alcançou o sexto lugar no mundo. 

Segundo Roman, essa é uma área de grande interesse brasileiro especialmente para o agronegócio. “A nanotecnologia é uma alternativa e um complemento às tradicionais tecnologias que impulsionaram a melhoria do agronegócio brasileiro. Além de dar mais segurança ao produtor, evita o desperdício através das técnicas de aplicação de insumos, detecção de pragas e doenças na lavoura, avalia os níveis de nutrientes e o teor de umidade no solo e ainda reduz os danos ambientais. Enquanto que para os animais, esta ciência permite melhor controle de saúde através do diagnóstico e tratamento de doenças”, explicou. 

Ao final do encontro, o parlamentar brasileiro convidou Akbari a conhecer o Show Rural em Cascavel, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, e a cidade de Foz do Iguaçu por suas belezas naturais e pela comunidade muçulmana que compreende mais de 12 mil cidadãos. O convite foi recebido com bastante interesse pelo parlamentar iraniano já que também há interesse entre os países para impulsionar o intercâmbio turístico.

 

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Evandro Roman