CREDN apoiará integração entre Brasil e Guiana

O processo de integração física e econômica entre o Brasil e a Guiana contará com o apoio da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Foi o que assegurou a presidente da CREDN, Bruna Furlan (PSDB-SP), nesta terça-feira, 6, em audiência com o Embaixador guianense no Brasil, George Talbot.
06/03/2018 19h41

Benjamim Sepulvida

CREDN apoiará integração entre Brasil e Guiana

Na oportunidade, a deputada destacou o trabalho realizado pelo presidente David Granger em defesa da segurança regional e da integração socioeconômica do seu país com o MERCOSUL. Em dezembro passado, Granger proferiu a palestra “Segurança Continental na América do Sul - Mudanças e Desafios no Século 21: Perspectivas de um Pequeno Estado”, a convite do Instituto Rio Branco.

 

Durante o encontro, que reuniu diplomatas brasileiros e estrangeiros, além de parlamentares, o presidente da Guiana tratou, entre outros temas, do MERCOSUL, tráfico de drogas e da Amazônia, no âmbito da segurança regional e internacional.

 

Para Bruna Furlan, “a integração regional defendida pelo Brasil engloba todos os países da América do Sul em torno de um projeto que beneficie, prioritariamente, as pessoas, e a Guiana tem buscado esse objetivo por meio de uma diplomacia de paz e desenvolvimento”, explicou.

 

Em maio de 2017, o embaixador da Guiana no Brasil, George Talbot, durante o Encontro Empresarial Brasil-Guiana, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Roraima, anunciou a inclusão no orçamento do país, dos recursos necessários para a construção da estrada que ligará Lethem, na fronteira com o Brasil, à capital Georgetown, o que atrairá muitos investimentos brasileiros para o seu país.

 

Além disso, a Guiana tem especial interesse na participação do Brasil na exploração do petróleo e do gás e na transferência tecnológica brasileira nesta área. Os dois países têm cooperado desde meados da década de 80, mas as recentes descobertas de reservas economicamente viáveis torna ainda mais atrativa a relação.

 

  

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena