Audiência discutiu a subrepresentação feminina em todas as esferas de Poder

Parlamentares querem aumentar o percentual de mulheres que participam ativamente da política
31/05/2017 19h50

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Audiência discutiu a subrepresentação feminina em todas as esferas de Poder

A CMulher realizou hoje audiência pública para debater a "subrepresentação feminina na Câmara dos Deputados e o sistema eleitoral brasileiro". A audiência teve como expositoras a advogada Maria Claudia Bucchianeri, a delegada Karine Costa, a coronel do Corpo de Bombeiros Vanisia Santos e também a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Emília Fernandes. O debate que se seguiu à exposição das convidadas destacou a importância de se aumentar a participação feminina em todas as esferas de poder, já que apesar de representarem mais de metade da população brasileira, as mulheres ainda têm presença tímida tanto nos poderes de Estado como nas corporações militares e policiais.

As parlamentares presentes também lembraram que existe a PEC nº 234/2015, que "acrescenta art. 101 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reservar vagas para cada gênero na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais, nas 3 (três) legislaturas subsequentes" e, se aprovada, significará importante passo no rumo de uma maior representatividade das mulheres no Poder Legislativo.

Segundo dados compilados pela Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. O país ocupa o 154º lugar entre 193 países do ranking elaborado pela associação, à frente apenas de alguns países árabes, do Oriente Médio e de ilhas polinésias.