Sistema Pesqueiro Nacional é tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente

Na próxima terça-feira (20), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Bezerra Crivella estará na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados para participar audiência pública sobre o sistema pesqueiro nacional.
16/08/2013 13h05

Web

Sistema Pesqueiro Nacional é tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente

Diagnósticos recentes de que o Brasil tem importado mais pescado do que exporta levaram o deputado Penna (PV/SP), presidente da Comissão, a propor o debate.

            Segundo o requerimento 245/13, de autoria do deputado, mesmo o País tendo transformado uma superintendência em Ministério específico para tratar da questão pesqueira, ainda não temos a implementação de uma política adequada de estímulos à aquicultura nacional, para que o pescado seja uma das fontes mais importantes de alimentação dos brasileiros e que nos permita passar de importadores para exportadores de pescado.

            “Atualmente o setor pesqueiro nacional é responsável por apenas 7% do PIB do agronegócio que, em 2010, representou 22,34% do PIB total. Esse cenário não se justifica, somos um País com tecnologia de produção, exemplos de sucesso e com o maior potencial de pesca do mundo”, defendeu o parlamentar.

Em 2011, o Governo lançou um Plano para produzir dois milhões de toneladas de pescado até 2014. Mas para Penna, nenhuma ação foi feita para reverter essa situação lastimável do sistema pesqueiro nacional.

“Estamos assistindo a um avanço desordenado do agronegócio com o argumento de que a produção atual não é suficiente para alimentar o mundo. Penso que com o pescado participando das fontes de alimentação, certamente teremos um uso mais equilibrado dos recursos naturais na produção de alimentos”, defendeu Penna.

 

Interatividade na audiência pública

Convidamos você e seus amigos a participar vitualmente deste debate por meio do endereço https://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos#.Ug5GGG3lk24

 

 

Serviço:

O que: Audiência pública interativa para debater o sistema pesqueiro nacional.

Data: 20 de agosto – terça-feira

Horário: 14h30min

Local: Plenário 04, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS, da Câmara dos Deputados.