Consumo de álcool entre jovens mobiliza deputados

Um a cada cinco acidentes de trânsito no Brasil é provocado por alguém que ingeriu bebida alcoólica. Em 70% dos casos de acidentes com mortes, o fator álcool está presente, segundo estatísticas do Governo Federal. Os números alarmantes e o consumo cada vez mais precoce de bebidas alcoólicas entre os jovens preocupam os deputados, que realizam nesta quarta-feira, 04 de junho, na Comissão de Legislação Participativa (CLP), um seminário para debater o problema.
03/06/2014 20h55

O seminário “Venda de Bebidas Alcoólicas para Adolescentes” terá início às 14h30, no plenário 03 da Câmara dos Deputados. “É nessa fase da vida que o ser humano desenvolve seus hábitos e costumes, que poderão acompanhá-lo para sempre”, diz o presidente da CLP, deputado federal Zequinha Marinho (PSDB-PA). “Portanto, esse debate de alto nível com a sociedade brasileira tem o objetivo de prevenir a entrada dos nossos jovens e adolescentes no caminho do alcoolismo, combatendo na raiz esse maldito vício”, afirma Zequinha Marinho.

Na avaliação do relator do seminário, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é preciso regular a publicidade de bebidas no Brasil. “Números da Organização Mundial de Saúde mostram que uma das principais causas de morte não natural é o trânsito, agregadas ao uso do álcool. Mesmo assim, a publicidade de bebida no Brasil só cresce”, diz Pimenta. “O debate sobre o problema no País avança de forma lenta porque sofre pressão econômica. A indústria de bebidas é uma das maiores financiadoras da mídia, que atinge exatamente os mais jovens”, explica o deputado federal.

A iniciativa de realização do seminário partiu do Instituto Igor Carneiro (Ficar), de Porto Alegre (RS). Além dos deputados federais, participam do debate como expositores o vice-presidente do Instituto Igor Carneiro, Marcos Muccillo Daudt; o médico do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Thiago Gatti Pianca; o chefe de gabinete do vereador Márcio Bins Ely, também da capital gaúcha, Leonardo Ribeiro Cesar; o coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude do CNPG, Renato Varalda; a coordenadora pedagógica Isabel Cristina Tremarin; o produtor de festas de formatura Gedson Eduardo Grutzmacher e a estudante Marieta de Oliveira Noronha.