17/9/2013 - Modelo de Maturidade em Transparência Organizacional e o Selo de Transparência

Audiência pública sobre Modelo de Maturidade em Transparência Organizacional e o Selo de Transparência - garantia da aplicação das políticas de transparência de órgãos públicos e empresas privadas, tendo como convidados professores da UniRio e da PUC-RJ, faculdades que estão desenvolvendo o modelo.

Audiência pública realizada em 17/9/2013

Destinada a debater o Modelo de Maturidade em Transparência Organizacional e o Selo de Transparência - garantia da aplicação das políticas de transparência de órgãos públicos e empresas privadas.

Requerimento nº 447/2013-CFFC, dos deputados Vanderlei Macris e Otávio Leite, aprovado na Comissão em 12/6/2013.

Participantes: Prof.ª Claudia Cappelli, representante da UniRio;  e Prof. Julio do Prado Leite,  representante da PUC-RJ

Mesa AP Modelo de Maturidade em Transparência

Foto: Antonio Jacinto Índio

Resumo:
Os professores explicitaram aos presentes o modelo que vem sendo desenvolvido em conjunto pela PUC-Rio e pela UniRio baseado num conceito amplo de transparência, com cinco níveis a ser atingidos pelas organizações. A professora Claudia Cappelli também informou que está sendo desenvolvido um sistema de verificação desses níveis de transparência, que resultará num "selo de transparência" a ser concedido às organizações que adotarem o modelo.
Passando ao debate, os parlamentares, enalteceram a importância da transparência na esfera pública e o trabalho desenvolvido pelas duas universidades.

Apresentações PUC-RIOUniRio

Ata

Áudio

Notas taquigráficas
Vídeo