Esportes da Mente, MMA, resultados da Olimpíada Rio 2016 e planejamento do futebol feminino serão debatidos na CESPO

Em reunião deliberativa do dia 30 de agosto na Comissão do Esporte, o colegiado aprovou sete requerimentos que constavam da pauta. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CESPO, deputado César Halum (PRB/TO).
01/09/2016 17h30

De autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende, será discutida a atual situação e as perspectivas dos Esportes da Mente. De acordo com a deputada, os chamados esportes da mente (xadrez, go, gamão, cubo mágico,  sinuca, truco, damas, bilhar, pôquer e etc.) se transformaram em importante ferramenta social e pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e melhoria da sociedade. “Os esportes da mente têm tido um crescimento acentuado e seus usos estão saindo das atividades de lazer e recreação para se tornar atividades esportivas, científicas e profissionais”, aponta Dorinha. O debate já tem data marcada para o dia 4 de outubro.

No âmbito da Subcomissão Especial das Artes Marciais Mistas (MMA), foram aprovados requerimentos que irão discutir a regulamentação da modalidade no Brasil, temas relacionados aos eventos de MMA, as artes marciais mistas como ferramenta de inclusão e também o MMA no âmbito da prática feminina.

O resultado das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, também será tema de debate da Comissão. A iniciativa é dos deputados João Derly e Arnaldo Jordy, que apoiam a necessidade de um melhor planejamento e distribuição dos recursos, com transparência.

As deputadas Flávia Morais e Jô Moraes apresentaram requerimento que vai debater o planejamento e investimento no futebol feminino, além das metas da CBF com o intuito de reforçar a seleção feminina de futebol. As parlamentares querem entender o que impede o desenvolvimento dessa prática esportiva no Brasil.