Seminário Brasil Rumo à Transformação Nacional em parceria com Global Peace Foundation

No dia 12 de novembro ocorreu Seminário e no dia 13 Sessão Solene em homenagem a Global Peace Foundation
19/11/2015 17h29

No dia 12 de novembro, a Comissão de Educação em parceria com a Global Peace Foundation realizou o seminário Brasil Rumo à Transformação Nacional, com o tema: Formando Cidadãos Qualificados Para o Futuro. O Seminário foi solicitado pelo Presidente da Comissão, Deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG) por meio do requerimento 107/2015.

Estiveram presentes:

Carlos Mesa
Ex-Presidente da Bolívia (2003-2005)

Nicolás Ardito Barletta
Ex-Presidente do Panamá (1984-1985)

Vinicio Cerezo
Ex-Presidente da Guatemala (1986-1991)

Tony Devine
Vice-Presidente Internacional da Global Peace Education

Lucimar Nascimento
Prefeita de Valparaíso/GO

 

A Global Peace Foundation tem a missão de apoiar a coesão social e a construção da Paz; Promover a liderança moral e inovadora; Fortalecer famílias e criar modelos de desenvolvimento sustentáveis, compreensivos e colaborativos em comunidades e nações, que permitem a todos alcançarem a satisfação e o bem-estar material.

O assunto principal do debate foi a busca pela reafirmação dos valores e o diálogo com os jovens. “Estamos deixando de lado a questão dos valores, não adianta a formação profissional da pessoa, se ela não tiver valores, não será uma pessoa completa”, afirmou Luiz Alberto Lacalle, Ex-Presidente do Uruguai.

O diálogo com a juventude foi assunto exposto por Danilo Alarcon, Professor da Universidade Pontifícia Católica de Goiás, ele disse “é extremamente necessário que nós saibamos dialogar com a juventude que hoje está sentada nas cadeiras universitárias e que saibamos quais os anseios dela”. O Professor ainda falou que “o respeito aos direitos humanos tem que ser central na forma de se fazer educação”. Sobre a crise de valores debatida ele concluiu, “não queremos voltar a valores antigos, que criaram bairros (guetos) nocivos, cheios de preconceitos, queremos que a política seja o exercício da tolerância e base real de resolução dos conflitos”.

O Deputado Saraiva Felipe destacou “estou comparando o que cada um traz de conceitos modernos em relação à educação. No Brasil, precisamos incorporá-los, até porque, se nós conseguimos avançar no acesso à educação, estamos patinando na qualidade, quando comparado com outras nações com grau de desenvolvimento semelhante ao do Brasil” afirmou.

No dia 13 foi realizada uma sessão solene em homenagem a Global Peace Foundation, no Plenário Ulisses Guimarães.

 

Discurso do Presidente