Proinfância: Desafios na consolidação da Educação Infantil

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira, 09, na Comissão de Educação, que reuniu a autora do requerimento deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Tiago Lippold Radunz – Coordenador Geral de Infraestrutura – FNDE; Vilmar Klemann – Coordenadora de Projetos – Undime e Maria de Jesus Araújo Ribeiro - Representante da Região Nordeste do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Mieib. O programa tem por objetivo dar assistência financeira aos municípios e Distrito Federal para construção, manutenção, compra e venda de mobiliários para creches e pré-escolas.
09/12/2014 17h40

Viola Jr. Câmara dos Deputados

Proinfância: Desafios na consolidação da Educação Infantil

Além da infraestrutura, o Proinfância visa que crianças tenham acesso garantido nas creches e pré-escolas. De acordo com deputada Dorinha, o intuito da audiência é discorrer sobre a importância do Proinfância para educação infantil juntamente com representantes do Governo Federal, municípios e sociedade.

O coordenador do FNDE, Tiago Lippold, ressaltou que a iniciativa abre precedentes para outros programas que priorizem educação infantil e é o inicio do processo para aumento do ingresso de crianças em pré-escolas. “Precisamos pensar na expansão do programa, concluir obras que estão paradas e apoiar as escolas que já existem. É importante lembrar das nossas metodologias inovadoras que prioriza a construção de escolas com novas tecnologias”, declarou Tiago Lippold.

“É preciso fazer levantamentos para saber como o programa está na prática, pois nem sempre a edificação de escolas é a maior dificuldade, mas a manutenção. O levantamento também pode ajudar no cumprimento das metas do PNE que garante educação infantil para todos em 10 anos”, destacou Vilmar Klemann.

A representante do Mieib, Maria de Jesus, falou sobre os principais desafios da educação infantil. Por exemplo, a consolidação da identidade da educação infantil, implantação da obrigatoriedade da Educação Básica a partir dos 4 anos de idade, infra-estrutura adequada, professores habilitados e formados para atuação na área e principalmente a continuidade do Proinfância com monitoramento de suas ações. “O sistema educacional brasileiro é institucional e não reconhece como equivalentes ao dever do Estado a educação nas modalidades não formais conforme a educação infantil necessita”, afirmou Maria de Jesus.