Discussão sobre ideologia de gênero e orientação sexual na Comissão

Comissão debate orientação sexual e ideologia de gênero em audiência pública
17/11/2015 10h41

No dia 10 de novembro, aconteceu na Comissão de Educação um debate sobre a “Inclusão da ideologia de gênero e orientação sexual no Plano Nacional de Educação - PNE”, segundo os autores dos Requerimentos solicitantes, o tema em discussão foi retirado do PNE, porém os governos estaduais e municipais o incluíram em seus planos locais.

Para Paulo Gabriel Nacif, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, a questão da ideologia de gênero não contraria o Plano Nacional de Educação, pois nele se visa coibir todos os tipos de discriminação, segundo ele, “desconhecemos que os deputados excluiriam a questão de gênero e orientação sexual do PNE, mas entendemos que o objetivo foi coibir os excessos. A escola tem que ser acolhedora das diversidades”.

O Deputado Gilvado Carimbão (PROS/AL) disse que “Se nós, deputados, eleitos legitimamente pela sociedade brasileira para legislar, decidimos não ter discussão sobre ideologia de gênero no PNE, não é competência de conselho ou de fórum decidir pela inclusão”, alegou. E disse ainda, que “na criação do Plano Nacional de Educação, os parlamentares não acharam adequada a questão de ideologia de gênero nas escolas”.

A Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) se posicionou sobre o assunto “A cada 1 hora e 50 minutos, uma mulher é morta no Brasil. Nós não podemos falar nisso porque isso é ideologia de gênero?”, protestou. “Se um país está matando suas mulheres, esse tema tem que ser tratado sim nas escolas. O Ministério da Educação não deve ceder a pressões contrárias a isso”, concluiu a Deputada.

Apresentações

Lia Zanotta Machado

Prof. Toni Reis