Daniel Tojeira Cara é o terceiro finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015

A Comissão está mostrando um pouco de cada um dos 10 finalistas ao prêmio, um por dia, em ordem alfabética
30/07/2015 16h55

  A Comissão de Educação está mostrando um pouco de cada instituição ou personalidade indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2015, que estão entre os 10 finalistas. O terceiro candidato, dentre estes, listados em ordem alfabética, é o Sr. Daniel Tojeira Cara.

  Daniel é doutorando em Educação, mestre em Ciência Política e bacharel em Ciências Sociais, todas as graduações pela USP (Universidade de São Paulo). É coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2006 e membro titular do Fórum Nacional de Educação desde 2010. Também foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2010) e do comitê diretivo da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (2009-2012).

  Cara tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconomica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. É colunista do UOL Educação (Grupo Folha) e possui um blog na Revista Educação.

  O doutorando foi um dos grandes defensores dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e se transformou no representante oficial pela luta pela aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), participando ativamente das discussões no Congresso Nacional. Ele atuou como agente de mobilização para a aprovação do PNE e viajou o Brasil discutindo com professores e educadores, debateu, também, com parlamentares, com o CNE (Conselho Nacional de Educação) e com as Secretarias de Educação sobre a importância da aprovação do PNE, Daniel vem trabalhando muito pela melhoria da educação do país.

Saiba mais sobre ele no blog: https://blogdodanielcara.blogspot.com.br/