Debate sobre física brasileira está na agenda da CCTCI

A comissão reunirá especialistas para discutir, em especial, a relevância, as perspectivas e os desafios para o futuro da área no país. A audiência pública está programada para o dia 26 de outubro (quinta-feira), às 9h30, no plenário 13 da Câmara.
17/10/2017 18h00

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Alex Ferreira

Debate sobre física brasileira está na agenda da CCTCI

Deputado Celso Pansera

É autor da proposta (Requerimento nº 231, de 2017) o deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Os governos e empresas dos países mais avançados tecnologicamente, diz o parlamentar, aplicam elevados recursos (monetários e humanos) em pesquisas físicas. “É impossível pensar o futuro da humanidade sem investir em física, biologia e química.”

Participarão do debate os professores Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman, presidente da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae); e Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

REUNIÃO DELIBERATIVA

Está na pauta de votação, entre outras matérias, o Requerimento nº 256, de 2017, da deputada Luiza Erundina (Psol/SP), que trata de audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 2.021, de 2015, sobre entrevistas e exibição de imagens de presos sob custódia do Estado.

Destacam-se também mais duas propostas de audiência. A primeira (Requerimento nº 257, de 2017), do deputado Paulo Magalhães (PSD/BA), presidente do colegiado, a respeito de pesquisas com células-tronco e suas aplicações na medicina brasileira.

A outra (Requerimento nº 261, de 2017), de autoria do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), acerca das eleições de 2014 e da obrigatoriedade do voto impresso no pleito do próximo ano.

Na mesma reunião, deverão ser apreciadas pelo plenário as sugestões de emendas da comissão ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PL nº 20/2017-CN). Plenário 13, às 10 horas.

EVENTOS ANTERIORES

Nesta tarde, a CCTCI promoveu debate sobre o bloqueio de celulares irregulares, A audiência pública, em parceria com a coirmã de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), teve origem no Requerimento nº 236, de 2017, do deputado Arolde de Oliveira (PSC/RJ).

Participaram Nilo Pasquali, superintendente substituto de Planejamento e Regulamentação da agência reguladora; Eduardo Levy, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil); e Humberto Barbato, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

AGENDA

I) 18 de outubro (quarta-feira): reunião deliberativa, com destaque para as sugestões de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PL nº 20/2017-CN). Plenário 13, às 10h; e

II) 26 de outubro (quinta-feira): audiência pública acerca da relevância, perspectivas e desafios para o futuro da física e da matemática no país (Requerimento nº 231, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 13, às 9h30.