No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile), de Guimarães Rosa

As inscrições para o Clube de Leitura do dia 9 de março já estão abertas. O servidor Wellington Brandão será o mediador de uma conversa sobre No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile), livro de contos de João Guimarães Rosa.
09/03/2018 11h35

Serão retomados no dia 9 de março os debates literários promovidos pelo Centro Cultural e Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. O Clube de Leitura — que no ano passado leu e analisou obras como Dom Casmurro, de Machado de Assis, Hamlet, de William Shakespeare, e Dom Quixote, de Miguel de Cervantes — passa a funcionar em 2018 com novo formato e periodicidade. De agora em diante os encontros acontecerão uma vez por mês, sempre na segunda sexta-feira do mês, das 12h30 às 13h30, na Sala 17 da Biblioteca Pedro Aleixo, Anexo 2 da Câmara.

A cada reunião, um colega da Câmara apaixonado por livros mediará o debate de uma obra da literatura brasileira de sua preferência (clássica ou contemporânea) numa mesa aberta e descontraída em que os participantes poderão opinar livremente sobre os diversos aspectos da obra lida, como enredo, problemáticas sociais, personagens, linguagem e foco narrativo, entre outros.

No Clube de Leitura de março, o servidor Wellington Brandão, lotado na Edições Câmara/Cedi, será o facilitador da conversa sobre a obra No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile), livro de contos de João Guimarães Rosa. Conhecido por adotar uma complexa mistura linguística entre o erudito e o popular, o autor aborda questões profundas e universais, numa teia de intertextos que enreda desde a religião e a filosofia aos grandes autores da literatura mundial.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 vagas, restritas a colegas do quadro da Câmara (servidores efetivos e aposentados, CNEs, secretários parlamentares, terceirizados, estagiários e participantes do Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente). Os interessados em participar da reunião de 9 de março deverão mandar e-mail para .

A Edições Câmara sorteará entre os participantes presentes neste primeiro Clube de Leitura livros da série Prazer de Ler, que reúne clássicos como Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Iracema, de José de Alencar.

Mais informações sobre o Clube de Leitura podem ser obtidas pelo ramal 6-5710.