Mulheres no poder

Secretaria da Mulher realiza exposição “Mulheres no poder”. Mostra histórica fica em cartaz no Corredor Tereza de Benguela, Câmara dos Deputados, de 26/2 a 15/3.
23/02/2024 11h35

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados apresenta exposição que estimula o debate sobre a efetiva participação das mulheres na política nacional. “Mulheres no poder” é composta de textos, fotos, linha do tempo com dados sobre a presença feminina na política, infográficos e vídeo sobre a representatividade de mulheres na Câmara dos Deputados ao longo das legislaturas, dados sobre a produtividade legislativa da Bancada Feminina na Câmara, vídeo sobre violência política de gênero e dicas para quem deseja apoiar mulheres na política.

O público também vai encontrar na mostra painéis interativos com curiosidades de mulheres que se tornaram referências nas mais diversas áreas, como a compositora Chiquinha Gonzaga, a bióloga e ativista Bertha Lutz, a pesquisadora Ruth Nussenzweig e a médica psiquiatra Nise da Silveira, entre outras.

No texto de apresentação, as curadoras — Ana Cláudia Lustosa, Samay Gomes e Yasmin Loureiro, servidoras da Casa — explicam que, no Brasil, a sub-representação feminina sempre foi uma constante, seja no período colonial, no império ou na república, e as mulheres apenas alcançaram a garantia fundamental de votarem e serem votadas há menos de um século. “Resta um longo caminho a percorrer para que haja equidade na representação política e outro maior ainda na ocupação de cargos nos níveis mais altos de tomada de decisão da administração pública” — destacam.
 

Registro fotográfico
Mulheres no poder foto 1
Fotos: Clauder Diniz / Câmara dos Deputados
Mulheres no poder foto 2
Mulheres no poder foto 3 Mulheres no poder foto 4
Mulheres no poder foto 6 Mulheres no poder foto 5
Mulheres no poder foto 7 Mulheres no poder foto 8
Mulheres no poder foto 9 Mulheres no poder foto 10
Mulheres no poder foto 11 Mulheres no poder foto 12
Mulheres no poder foto 13 Mulheres no poder foto 14

 

Exposição “Mulheres no poder”

Visitação: de 26 de fevereiro a 15 de março de 2024, das 9h às 17h

Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Entrada franca

Sessão solene: dia 5/3 às 10h

Local: Plenário Ulysses Guimarães