GABINETE DE ARTE - Inimá de Paula

inimá de paulaGabinete de Arte: Mostra Inimá de Paula

 

Retrospectiva do artista com 24 obras e vários temas apresentada pelo Museu Inimá de Paula, de Belo Horizonte, e inaugurado em 2008 com apoio do Governo de Minas.

 

Reconhecido pelos críticos como o mestre das cores, Inimá é um dos mais importantes pintores da arte brasileira. Suas obras enriquecem acervos de renomados museus e coleções particulares no Brasil e no exterior. As pinturas revelam paisagens por onde morou e andou, como os bairros cariocas, o litoral cearense e cenas da velha Europa. Os caminhos que sua arte percorreu, porém, sempre o trouxeram de volta às montanhas de Minas. Autodidata, iniciou-se nas artes folheando revistas de arte em preto e branco, desenhando e pintando. Aos poucos, aprimorou sua refinada sensibilidade visual, sua técnica incomparável e a paixão pelas cores.

 

Nascido em Itanhomi, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, o pintor tinha um perfil introvertido e reflexivo, que contrastava com a eloquência dos traços vigorosos, características percebidas até pelos leigos, que se comprazem diante de seus quadros. Inimá participou ativamente dos movimentos estéticos de sua época. Atuou no Ceará e no Rio de Janeiro, cidades onde viveu antes de voltar a Minas, no início dos anos 60. Inimá participou ativamente dos movimentos estéticos de sua época e conviveu com alguns dos maiores artistas brasileiros, como Cândido Portinari e Oscar Niemeyer, que o apoiaram no início da carreira.

           

A paisagem mineira ganhou registro singular nas telas de Inimá de Paula. Ele honrou a tradição da grande pintura, na qual se inscreveu de maneira original ao dominar, com sensibilidade admirável, o belo ofício. O povo e o governo de Minas reverenciam a memória do ilustre coestaduano, que tem lugar assegurado na história da Arte do Brasil.”

Itamar Franco, 33º Presidente da República

 

O Gabinete de Arte é um espaço no Gabinete da presidência da Câmara que, durante a semana, recebe políticos e autoridades e, nos finais de semana, abre suas portas para a população. A iniciativa, dentre outros, tem o objetivo de manter o contato permanente com a sociedade, também sob o aspecto cultural.

 

SERVIÇO

 

Mostra Inimá de Paula

Local: Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados, edifício principal.

Período: de 03 de julho a 27 de setembro de 2012, inclusive durante o recesso parlamentar (19 de julho a 03 de agosto)

Visitação: Sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas.

Visita guiada com saída a cada meia hora do Salão Negro.

Entrada Franca