Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente
A Câmara dos Deputados oferece, há mais de 20 anos, o Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente (Pró-Adolescente) para dar oportunidades de inclusão social a jovens de baixa renda por meio da educação profissionalizante. O programa ocorre por meio de contrato entre a Câmara e uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo seja proporcionar educação profissional a adolescentes.
Os jovens trabalham de segunda à sexta-feira, em jornadas de 4 horas, e recebem um salário mínimo, vale-transporte e vale-alimentação.
Para ingressar no Pró-Adolescente, o jovem deve ter entre 15 anos e 6 meses e 16 anos. Adolescentes com deficiência ou provenientes de programas de acolhimento familiar ou institucional podem ser admitidos com idades entre 15 e 18 anos.
Todos os candidatos precisam:
- residir no Distrito Federal;
- estar matriculados em escola pública;
- frequentar a partir do 8° ano do Ensino Fundamental regular (adolescentes com deficiência ou provenientes de programas de acolhimento familiar ou institucional poderão cursar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental);
- ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo.
O adolescente aprendiz recebe capacitação em todas essas áreas:
- atendimento ao público presencial e telefônico
- noções de informática
- noções de secretariado,
- noções de cidadania e mercado de trabalho
- técnicas de recepção
- arquivamento e protocolo
O Programa Pró-Adolescente foi premiado em 1º lugar na categoria Pessoa Jurídica — Projetos Sociais, Edição 2006, do Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.