Exposições Virtuais

Riquezas Bibliográficas

A exposição virtual Riquezas Bibliográficas apresenta em nove tópicos alguns dos documentos mais antigos da coleção de obras raras da Câmara dos Deputados (editados no século XVI), livros referentes às grandes navegações mundiais e ao descobrimento do Brasil, obras de destaque da historiografia nacional e relatos de viajantes dos séculos XVIII e XIX que mostram aspectos da natureza e da sociedade brasileiras, tais como cenas que ilustram o trabalho, os tipos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular.

Cem Bibliófilos do Brasil

Apresenta a coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil da Biblioteca da Câmara dos Deputados. A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil foi criada por Castro Maya e reunia um grupo seleto de cem personalidades da época para produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, ilustradas por notáveis artistas plásticos nacionais. A Sociedade produziu obras que marcaram a bibliofilia nacional, retratando a brasilidade numa diversidade de temas, estilos e escolas literárias, lindamente ilustradas pelos mais representativos artistas da época.

Saúde Preta Importa

Inaugurada para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra, a exposição virtual Saúde Preta Importa traça um breve panorama da saúde da população negra brasileira, com dados oficiais comparativos sobre várias doenças, como, por exemplo, o número de mortos e infectados por Covid-19. Tem como destaques os principais problemas que afetam a saúde física e mental dos negros, bem como suas mais importantes conquistas legais e no campo das políticas públicas nacionais, mas sem esquecer os desafios que ainda persistem, em grande parte por conta do racismo estrutural da sociedade.