Remuneração e quantitativo de servidores
1. Quanto ganha um servidor da Câmara dos Deputados?
2. Quantas pessoas trabalham na Câmara?
3. Como o pessoal que trabalha na Câmara está distribuído pelos órgãos da Casa?
A remuneração dos servidores da Câmara depende do cargo que ocupam e de sua posição na carreira. As tabelas de remuneração para os servidores ocupantes de cargos efetivos (concursados) e para os servidores de cargos em comissão (nomeados por autoridade competente, sem a necessidade de concurso público) estão disponíveis na área de Transparência do Portal - Remuneração.
A Câmara possui diferentes categorias funcionais, como servidores ocupantes de cargos efetivos (concursados) e servidores ocupantes de cargos em comissão (nomeados por autoridade competente, sem a necessidade de concurso público). Dentre os servidores de cargos em comissão, estão os secretários parlamentares e os ocupantes de cargos de natureza especial (CNEs).
A função dos servidores do secretariado parlamentar é prestar serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados, conforme Ato da Mesa nº 72 de 1997. Já os CNEs têm por finalidade a prestação de serviços de assessoramento exclusivamente à Mesa e às Suplências, às Lideranças, às Comissões, à Procuradoria Parlamentar, à Ouvidoria Parlamentar, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, à Liderança da Minoria no Congresso, à Procuradoria Especial da Mulher e aos órgãos administrativos da Casa, conforme Resolução da Câmara dos Deputados nº 1 de 2007.
As tabelas detalhadas com o número de servidores por cargo podem ser consultadas na área de Transparência do Portal - Quadro de Pessoal e Estrutura Remuneratória da Câmara dos Deputados, na parte referente a Quantitativos.
É possível consultar quantas pessoas trabalham em cada órgão da Casa, pesquisando pela lotação na área de Transparência no Portal – Recursos Humanos – Lotação.
Além disso, acessando Transparência > Recursos Humanos, é possível visualizar um quadro que ilustra como é distribuído o pessoal na Câmara atualmente.