Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 22, DE 1997 - Exposição de Motivos

DECRETO LEGISLATIVO Nº 22, DE 1997

Aprova o texto do Acordo de Cooperação Consular entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa, para Proteção e Assistência Consular aos seus Nacionais em Terceiros Países, celebrado em Lisboa, em 20 de julho de 1995.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 295, DE 25 DE JUNHO DE 1996,
DO SR. MINISTRO DE ESTADO INTERINO DAS RELAÇÕES EXTERIORES,
SEBASTIÃO DO REGO BARROS

     Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

     Encaminho a Vossa Excelência o anexo Acordo sobre Cooperação Consular entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa para Proteção e Assistência Consular aos seus Nacionais em Terceiros Países, firmado em Lisboa, em 20 de julho de 1995, e que se originou das recomendações do Grupo de Cooperação Consular instituído pelo Acordo de Cooperação Consular entre Brasil e Portugal de 1991.

     2. O Acordo destina-se a oferecer aos nacionais do Brasil e de Portugal a possibilidade de recorrer indistintamente aos serviços consulares de um e de outro país, naquelas regiões do globo onde a ausência de uma repartição consular brasileira é suprida pela presença de um posto consular português e vice-versa.

     3. Convém assinalar que o referido Acordo tem o mérito de estender consideravelmente a rede de atendimento a cidadãos brasileiros no exterior, cujo número vem crescendo a cada ano. Nesse sentido, o acordo apóia-se não só no princípio da complementaridade geográfica de ambas as redes consulares, mas também na efetiva utilização do patrimônio cultural comum, v.g., a identidade lingüstica.

     4. Nessas condições, e tendo em conta as tradicionais relações de amizade e cooperação entre Brasil e Portugal, considero o Acordo sobre Cooperação Consular entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa para Proteção e Assistência Consular aos seus Nacionais em Terceiros Países merecedor da provação do Congresso Nacional e, para tal, submeto a Vossa Excelência o anexo projeto de Mensagem ao Congresso Nacional, com vistas a sua apreciação pelo Poder Legislativo.

     Respeitosamente,

SEBASTIÃO DO REGO BARROS
Ministro de Estado, interino, das Relações Exteriores.


Este texto não substitui o original publicado no Diário da Câmara dos Deputados de 10/12/1996


Publicação:
  • Diário da Câmara dos Deputados - 10/12/1996, Página 32339 (Exposição de Motivos)