Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 13, DE 1987 - Exposição de Motivos
Veja também:
DECRETO LEGISLATIVO Nº 13, DE 1987
Aprova o texto do Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Islâmica do Paquistão, concluído em Brasília, a 18 de novembro de 1982.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DAOC-I/ DAI/ DOC/ DPL/ 058/ 830 (B46) (E29), DE 19 DE MARÇO DE 1984,
DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.
A Sua Excelência o Senhor
João Baptista de Oliveira Figueiredo,
Presidente da República.
Senhor Presidente,
Tenho a honra de submeter à consideração de Vossa Excelência o anexo Acordo Comercial, concluído com o Governo da República Islâmica do Paquistão em 18 de novembro de 1982, em Brasília.
2. A celebração do mencionado instrumento jurídico teve como objetivo fortalecer e diversificar o comércio entre o Brasil e o Paquistão, no contexto dos esforços brasileiros de aproximação com os países asiáticos por meio de adensamento das relações bilaterais.
3. Para alcançar tais propósitos, o Acordo contempla, além dos meios tradicionais, favorecimento de operações e entendimentos a curto e longo prazos entre empresas, concessão de licenças de importação e exportação, e a cláusula de nação mais favorecida - outros instrumentos de agilização do comércio, tais como: incentivo das Partes Contratantes a visitas empresariais e realização de feiras e exposições em ambos os países.
4. Particularmente importante é o disposto no Artigo IX, que institui Comissão de Representantes, cujas reuniões serão realizadas alternadamente no Brasil e no Paquistão, sempre que as Partes assim estimem necessário. Incumbe à Comissão velar pelo fiel cumprimento do Acordo, resolver problemas pendentes e considerar propostas que visem à expansão e diversificação do comércio bilateral.
5. Trata-se de Acordo que atende plenamente aos interesses comerciais convergentes do Brasil e do Paquistão, motivo pelo qual permito-me submeter a Vossa Excelência o anexo projeto de Mensagem ao Congresso Nacional, a fim de que o referido ato internacional seja encaminhado à apreciação do Poder Legislativo.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, os protestos do meu mais profundo respeito. - Ramiro Saraiva Guerreiro.