Legislação Informatizada - DECRETO LEGISLATIVO Nº 61, DE 1972 - Exposição de Motivos
Veja também:
DECRETO LEGISLATIVO Nº 61, DE 1972
Aprova o texto do Convênio Constitutivo do "Fundo de Desenvolvimento" previsto pelo Protocolo Adicional ao Tratado sobre Ligação Ferroviária, de 25 de fevereiro de 1938, celebrado entre os Governos da República da Bolívia e da República Federativa do Brasil, em 23 de julho de 1964, o qual foi assinado em Corumbá, a 4 de abril de 1972.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DAm/ DPF-DAI-176-577 (81), DE 21 DE MAIO DE 1972, DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
A Sua Excelência o Senhor General-de-Exército Emílio Garrastazu Médici, Presidente da República,
Senhor Presidente,
Na oportunidade do recente encontro de Vossa Excelência com o Presidente da Bolívia, Coronel Hugo Banzer Suárez, na cidade de Corumbá, foi assinado pelos Plenipotenciários do Brasil e da Bolívia o Convênio Constitutivo do Fundo de Desenvolvimento Previsto pelo Protocolo de 23 de junho de 1964. Adicional ao Tratado Sobre Ligação Ferroviária, de 25 de fevereiro de 1938.
2. O referido Convênio estabelece em caráter definitivo, o esquema de pagamento da dívida boliviana ao Brasil, decorrente da construção da Estrada de Ferro Corumbá - Santa Cruz de La Sierra, bem como a sistemática para a aplicação pelo Brasil, em obras de desenvolvimento na Bolívia, dos recursos gerados em decorrência dos pagamentos em apreço.
3. O Artigo 25º do mecanismo instrumento internacional estabelece que o mesmo entraria em vigência provisória na data de sua assinatura, isto é, 4 de abril de 1972, comprometendo-se ambos Governos a adotar as medidas necessárias à sua ratificação nos mais breve prazo possível, em conformidade com as respectivas disposições constitucionais.
4. Nessas condições, permito-me sugerir a Vossa Excelência seja o texto do Convênio encaminhado à apreciação do Congresso Nacional, nos termos da anexa Mensagem.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, os protestos do meu mais profundo respeito. - Mário Gibson Barbosa.
- Diário do Congresso Nacional - Seção 1 - 10/6/1972, Página 1628 (Exposição de Motivos)