Como pesquisar

VÁRIOS CAMINHOS, UM ÚNICO CONTEÚDO

São vários os caminhos para você recuperar um discurso em Plenário ou o registro das notas taquigráficas de uma reunião de comissão.

Para explicar melhor: notas taquigráficas são o conjunto de discursos que compõe tudo o que é registrado nas sessões plenárias e nas reuniões das comissões. Discurso é a transcrição tratada individualmente.

COMO PESQUISAR NA NOVA PLATAFORMA DO BANCO DE DISCURSOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Banco de Discursos é composto de discursos proferidos pelos Srs. Deputados em Plenário a partir de 1946 até a atualidade e de reuniões de Comissões na íntegra desde outubro de 2000; além pronunciamentos de não parlamentares convidados a participar de sessões de homenagens, de Comissões Gerais e audiências públicas nas Comissões.

Para explicar melhor: notas taquigráficas são o conjunto de discursos que compõe tudo o que é registrado nas sessões plenárias e nas reuniões das comissões. Discurso é a transcrição tratada individualmente do pronunciamento realizado pelo parlamentar ou não parlamentar.

 

Como funciona a Pesquisa no Banco de Discursos?

 

Nome: informe o nome completo ou parte do nome do parlamentar ou do convidado (não parlamentar).

Partido: informe a sigla do partido.

UF: Unidade da Federação, além do Distrito Federal. Abre a caixa de combinação com todas as alternativas.

Período: Data Inicial e Data Final compreendendo o período de 1946 até os dias atuais (formato: dd/mm/aaaa). É recomendável delimitar o período desejado para não sobrecarregar o limite de tempo (timeout) da pesquisa, já que está sendo realizada uma pesquisa em plataforma textual com milhões de informações. 

Texto Integral: Íntegra do discurso de plenário ou da reunião de comissão disponível a partir de 10 de outubro de 2000. Informe o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no texto integral. Informe o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no texto integral. ATENÇÃO: termos compostos (mais de 1 palavra) devem ser colocados entre aspas duplas. E os conectivos "and" ou "or" podem ser utilizados entre esses termos.

Assunto: Resumo do discurso ou da reunião de comissão, com os principais assuntos tratados. Informe o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no sumário. ATENÇÃO: termos compostos (mais de 1 palavra) devem ser colocados entre aspas duplas. E os conectivos "and" ou "or" podem ser utilizados entre esses termos.

 

Opções de Pesquisa:

Pesquisar em: busca de discursos proferidos em "Plenário" ou de íntegra das notas taquigráficas de reuniões de "Comissão" registrados pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação.

      Plenário: Discursos proferidos pelos Srs. Deputados e não parlamentares em sessão plenária da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

     Comissão: Notas taquigráficas na íntegra de reuniões de Comissão registradas pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação.

     Ordenar por: configure a ordem de apresentação do resultado por data da sessão ou por orador. O default é a ordem decrescente por data da sessão.

      Número de resultados por página: configure o número de discursos de plenário ou de reuniões de comissões que serão exibidos por página. O default é 50.

Ordenar Resultados: configure a apresentação do resultado pela data do discurso ou da reunião de comissão, de forma crescente ou decrescente. O default é a ordem decrescente.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PESQUISA AVANÇADA – para combinações de buscas mais específicas ou abrangentes.

 

Nome: informe o nome completo ou parte do nome do parlamentar ou do convidado (não parlamentar).

Partido: informe a sigla do partido.

UF: Unidade da Federação, além do Distrito Federal. Abre a caixa de combinação com todas as alternativas.

Período: Data Inicial e Data Final compreendendo o período de 1946 até os dias atuais (formato: dd/mm/aaaa). É recomendável delimitar o período desejado para não sobrecarregar o limite de tempo (timeout) da pesquisa, já que está sendo realizada uma pesquisa em plataforma textual com milhões de informações. 

 Sessão/Reunião: digite o número atribuído em ata para cada sessão plenária ou reunião de comissão ou subcomissão.

Tipo Fala: selecione a natureza do discurso: "Discurso", "Fala do Presidente" ou "Questão de Ordem".

 

Fase: A sessão plenárias, de acordo com o tipo, está dividida por fases, caracterizando o tempo disponível para fala dos deputados e o tipo de discussão, a saber: Abertura, Breves Comunicações, Comissão Geral, Comunicações das Lideranças, Comunicações Parlamentares, Encerramento, Grande Expediente, Homenagem, Ordem do Dia, Pequeno Expediente, Proposições. Selecione a fase de desenvolvimento da sessão, no plenário, na qual o discurso foi feito.

Tipo de Intervenção: selecione o tipo de discurso feito pelo orador em uma sessão plenária.

Fala do Presidente: marque a caixa para especificar o discurso buscado como sendo do tipo "Fala do Presidente".

Aparteante: Deputado que interrompe o orador para questioná-lo ou completar o discurso de outro Deputado. O aparte é utilizado na fase do Grande Expediente. O aparteante utiliza do tempo do orador para se manifestar. Informe o nome do aparteante.

Texto Integral: Íntegra do discurso de plenário ou da reunião de comissão disponível a partir de 10 de outubro de 2000. Informe o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no texto integral. ATENÇÃO: termos compostos (mais de 1 palavra) devem ser colocados entre aspas duplas. E os conectivos "and" ou "or" podem ser utilizados entre esses termos.

Assunto: Resumo do discurso ou da reunião de comissão, com os principais assuntos tratados. Informe o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no sumário. ATENÇÃO: termos compostos (mais de 1 palavra) devem ser colocados entre aspas duplas. E os conectivos "and" ou "or" podem ser utilizados entre esses termos.

Indexação: Identificação temática de acordo com o(s) assunto(s) tratado(s) no discurso buscando os termos no TECAD 1.0, Tesauros da Câmara dos Deputados, vocabulário controlado organizado em uma ordem preestabelecida e estruturado de modo que relacionamentos de equivalência, de homografia, de hierarquia, e de associação entre termos sejam indicados claramente. indique o(s) termo(s) ou expressões que devem estar presentes no campo da indexação. ATENÇÃO: termos compostos (mais de 1 palavra) devem ser colocados entre aspas duplas. E os conectivos "and" ou "or" podem ser utilizados entre esses termos.

Opções de Pesquisa:

Pesquisa em: busca de discursos proferidos em "Plenário" ou de íntegra das notas taquigráficas de reuniões de "Qualquer Comissão/Evento", registrados pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação.

Plenário: Discursos proferidos pelos Srs. Deputados e não parlamentares em sessão plenária da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

Qualquer Comissão/Evento: Notas taquigráficas na íntegra de reuniões de Comissão ou de eventos, registradas pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação.

Ordenar por: configure a ordem de apresentação do resultado por data da sessão ou por orador. O default é a ordem decrescente por data da sessão.

Nº de resultados por página: configure o número de discursos de plenário ou de reuniões de comissões que serão exibidos por página. O default é 20.

Ordenar Resultados: configure a apresentação do resultado pela data do discurso ou da reunião de comissão, de forma ascendente/crescente ou descendente/decrescente. O default é a ordem ascendente.

 

Informações importantes a respeito dos discursos em Plenário

- O campo “Indexação” está disponível a partir do ano de 1987. Vale aqui ressaltar que a Coordenação de Histórico de Debates está com uma força tarefa para implantar as indexações dos discursos compreendidos no período de 1946 a 1986 (são mais de 320 mil discursos).

- A íntegra dos discursos está disponível a partir de 10 de outubro de 2000. Anterior a essa data os discursos estão com os respetivos links aos Diários da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

- A montagem de Relatório de Pesquisa com a íntegra dos discursos deverá ser solicitada pelo Fale Conosco.

 

Informações importantes a respeito das notas taquigráficas na íntegra das reuniões de Comissões

Constam do Banco de Discursos da Câmara dos Deputados as notas taquigráficas de reuniões de Comissões a partir de 10 de outubro de 2000, quando essas notas passaram a ser sistematicamente incluídas no Banco de Discursos desta Casa.

Além disso, algumas notas taquigráficas de reuniões de comissões do período de 1995 a 2000 foram incluídas no Banco de Discursos.

No entanto, diferentemente do que ocorre com as sessões plenárias, nem todas as reuniões de Comissões possuem notas taquigráficas.

Isso porque é de competência do Presidente de Comissão determinar o registro taquigráfico dos debates, quando entender necessário, conforme previsto no artigo 41, inciso XXII, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, transcrito a seguir:

 

“Art. 41. Ao Presidente de Comissão compete, além do que lhe for atribuído neste Regimento, ou no Regulamento das Comissões:

(...)

XXII - determinar o registro taquigráfico dos debates quando julgá-lo necessário;”

 

Assim sendo, estão disponíveis para pesquisa apenas as notas taquigráficas daquelas reuniões de comissões que foram registradas pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados, a pedido dos Presidentes das diversas comissões da Casa.

Ademais, não há discursos individualizados proferidos nas reuniões de Comissões, apenas a íntegra das notas taquigráficas (também de modo diverso das sessões plenárias).

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco.