Toninho Horta participa do 66º Sarau da Câmara dos Deputados
O guitarrista, violonista, compositor e cantor mineiro Toninho Horta é um dos convidados do 66º Sarau da Câmara dos Deputados, que acontece na próxima segunda-feira (7), às 20h, no Teatro Garagem do Sesc. Nesta edição, o sarau homenageia Fernando Brant e o Clube da Esquina, movimento do qual Toninho fez parte. O músico e a irmã, a flautista Lena Horta, interpretarão canções como “Diana” e “Céu de Brasília”, composta por ele em parceria com Fernando Brant. A entrada é franca.
A programação também traz a cantora Cely Curado, que concorre ao prêmio de melhor intérprete no Brasília Top Show 2015, e o instrumentista Paulo André Tavares, na interpretação de clássicos da MPB como “Travessia”, “Encontros e Despedidas”, “Nos Bailes da Vida” e “Canção da América”. Está prevista ainda a leitura de letras de canções representativas do Clube da Esquina, compostas por Milton Nascimento, Márcio Borges, Lô Borges, Fernando Brant, Beto Guedes, Tavinho Moura, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso e Flávio Venturini, entre outros.
O Clube da Esquina surgiu da amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), no bairro de Santa Tereza, Belo Horizonte — mais especificamente na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis —, em 1963. Fernando Brant, Beto Guedes, Tavinho Moura, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Flávio Venturini e Toninho Horta, entre outros, também integraram o movimento, que revolucionou a música popular brasileira com um som que fundia as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz e do rock’n’roll. O movimento ganhou o mundo com o uso de uma percussão que fazia bem mais do que o acompanhamento rítmico, com letras ricas em imagens e metáforas, com foco na natureza e na justiça social, além de compassos híbridos, com vozes funcionando muitas vezes como instrumentos.
SERVIÇO
66º Sarau da Câmara dos Deputados
Data: segunda-feira (7)
Hora: 20 horas
Local: Teatro Garagem – Sesc da 913 Sul – Brasília-DF
Entrada franca mediante apresentação de convite, que deve ser retirado no Centro Cultural Câmara dos Deputados (Anexo 1 da Câmara, 16º andar, sala 1601).
Mais informações pelo telefone (61) 3215-8081 ou pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br