12/08/2015 - Prêmio concedido pela Câmara reconhece importância de iniciativas nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação

O arquiteto e urbanista Lúcio Costa dá nome ao prêmio, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O prazo para indicação dos candidatos termina no dia 2 de setembro e até o dia 10 serão conhecidos os agraciados

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados prepara a primeira edição do "Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação", que será entregue no dia 6 de outubro a três entidades e a três personalidades com trabalhos ou ações de destaque nessas áreas. No momento, a comissão está recebendo as indicações de candidatos ao prêmio, encaminhadas pelos deputados que integram o colegiado. Esta etapa, que se encerraria no dia 10 de agosto, foi estendida até 2 de setembro. A escolha dos agraciados será feita pelos parlamentares, em votação a ser realizada até o dia 10 do mesmo mês.

Criado em junho, o prêmio Lúcio Costa será conferido anualmente pela Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Aos agraciados serão entregues um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lúcio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier.

A ideia é que a cerimônia de premiação seja realizada sempre na segunda semana de outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Urbanismo - 8 de outubro. A primeira edição – marcada para o dia 6 – acontece no Salão Nobre da Câmara, a partir das 17 horas.

Indicações

Cada deputado integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano (titulares e suplentes, em um total de 36 parlamentares) pode indicar até três entidades e até três personalidades, sendo cada uma delas ligada a uma das áreas contempladas pelo prêmio: mobilidade, saneamento e habitação.

Os indicados devem ter realizado trabalhos, ações ou programas que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento das cidades brasileiras. O objetivo é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos nas três áreas previstas. Serão premiadas as que obtiverem o maior número de votos entre os integrantes da comissão.

Sugestões de indicação podem ser encaminhadas aos deputados do colegiado, que devem apresentar um relato sintetizado da ação desenvolvida pelo indicado, com dados que justifiquem a sua inclusão na lista que irá a votação.