20/02/17 - Plenarinho divulga professores selecionados para o Câmara Mirim 2017

A Câmara dos Deputados divulgou, nesta segunda-feira (20), o nome dos professores selecionados para participar do Câmara Mirim 2017, promovido pelo Plenarinho, o Portal infantil da Casa. Os interessados enviaram projetos pedagógicos com ideias para trabalhar a democracia e a representatividade em sala de aula. Os escolhidos poderão trazer seus alunos para participar da 12ª edição do programa, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro.

Câmara Mirim

Promovido anualmente, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei.

Durante dois dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, provenientes de diversas cidades do País, fazem o papel de deputados,  cabendo a eles debater e votar três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano. 

O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Selecionados

- Cinthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro, do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, de João Pessoa-PB. Ela propõe a análise do contexto histórico atual e das diversas problemáticas que têm acontecido em decorrência do desrespeito às leis e aos direitos dos cidadãos, em todos os níveis.

- Claudia Turatti de Lima, da Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa, de Monte Carmelo-MG. Ela pretende trabalhar, com ludicidade, leis como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor, propiciando o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, o impacto das escolhas no coletivo e o aprendizado de como as leis são construídas.

- Felipe Ricardo Lovemberger, do Colégio Machado de Assis, de Joinville–SC. Com o projeto “O jovem e o legislativo: ferramentas políticas contemporâneas”, a ideia do professor é criar um programa formativo em que estudantes que ensinam outros estudantes, partindo das atividades relacionadas ao Câmara Mirim.

- Graça Maria Pacheco de Resende, do Colégio Objetivo Sorocaba-SP. Seu projeto busca fazer com que os adolescentes atuem na comunidade e percebam que a história está em suas mãos. Dessa forma, eles são convidados a não serem apenas críticos de um mundo conturbado, mas também a proporem alternativas para uma vida mais feliz em sociedade.

- Iara Cardoso Ávila Ribeiro, da escola CET - Centro de Educação Tecnológico, de Ouro Branco-MG. Ela quer conscientizar os estudantes de que eles podem fazer a diferença e fazer com que recuperem a crença no sistema representativo.

- Mariana Alves Guimarães, do Colégio Marista de Goiânia-GO. A professora propõe um Projeto de Intervenção Social, que mobiliza os estudantes a interagir e intervir no mundo, buscando resolver problemas socioculturais e traçando objetivos ligados às experiências coletivas e pessoais.

- Monica Ferreira da Silva Garcia, da EMEIF Boa Vista I, de Acará-PA. Ela pretende trabalhar os conceitos da democracia em paralelo com o resgate cultural e de identidade dos estudantes de áreas ribeirinhas e quilombolas.

- Otavio Henrique Ferreira da Silva, da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar, de Contagem-MG. Ele é professor de matemática e propõe atividades multidisciplinares com o projeto “A garotada ocupando a representação política na Câmara Mirim: oportunidade de se ampliar o conhecimento sobre orçamento público e políticas públicas”.

- Vângela Moreira de Souza, do Colégio Santa Rosa, de Brasília-DF. Seu projeto visa ao estudo em educação financeira e fiscal, enfatizando a importância dos impostos para gestão dos recursos públicos e áreas de destinação, bem como o exercício da cidadania.

- Yolanda Bezerra de Andrade, da Escola Municipal Professora Zilma Thibes Mello, de Sorocaba-SP. Em seu projeto, o ensino da geografia deve levar o estudante a compreensão do lugar onde ele vive e o entendimento do espaço-mundo. Portanto, insere-se a questão da cidadania dos alunos no próprio lugar de vivência deles.

Mais informações sobre o Câmara Mirim 2017 estão no Portal do Plenarinho - https://www.plenarinho.leg.br/camaramirim