09/05/2014 Inscrições para o projeto Eleitor Mirim estão abertas até 23 de maio
O portal Plenarinho da Câmara dos Deputados lança, em parceria com as escolas, o projeto Eleitor Mirim 2014. As crianças vão poder criar seu próprio candidato, seja real ou fictício, como um super-herói, um animal ou outra ideia que saia da imaginação delas. Posteriormente, durante o mês de outubro - mês em que ocorrem as eleições no Brasil - as crianças vão poder votar nesses candidatos.
O projeto Eleitor Mirim é exclusivo para crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Os professores interessados em participar escrevem um texto para o correio eletrônico do Plenarinho, respondendo à seguinte pergunta: “Por que é importante participar do programa Eleitor Mirim 2014?”. Serão escolhidas as cinco melhores redações e os professores selecionados serão informados dos procedimentos para a posterior elaboração dos personagens candidatos pelas crianças. Os candidatos serão fictícios, mas precisarão de plataforma política, partido, propostas e causas que defendem.
Os professores podem enviar os textos até 23 de maio. O resultado será divulgado no dia 30 de maio. Além da participação no concurso de redação, os professores podem acessar a cartilha Eleitor Mirim 2014. Nela, eles vão encontrar dicas de atividades que abordam os vários aspectos da democracia, como importância do voto, a necessidade de se acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento e muito mais. A cartilha, que está disponível para download no portal do Plenarinho, é um instrumento para formar futuros eleitores.
Em outubro deste ano, os brasileiros irão às urnas para eleger o presidente da República, os governadores, senadores e os deputados federais, distritais e estaduais. A participação no projeto Eleitor Mirim integra as crianças nesse momento eleitoral e estimula a conscientização da importância de se participar da vida política e de se fazer parte do que acontece no País.
Muitos brasileiros criticam políticos, dizem que eles se esquecem do povo depois das eleições, que eles são corruptos e que não fazem nada em favor da população. Mas o que muitos se esquecem é que os políticos são escolhidos justamente pelos eleitores. A responsabilidade é de todos! E é justamente na construção dessa responsabilidade cidadã que entra a preocupação com as crianças brasileiras.
Para mais informações, acesse: https://www.plenarinho.gov.br/cidadania/Reportagens_publicadas/chegou-a-hora-do-eleitor-mirim-2014/