20/01/2016 - Inscrições para Missão Pedagógica no Parlamento são prorrogadas
Foram prorrogadas até 22 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo do programa Missão Pedagógica no Parlamento, promovido pela Câmara dos Deputados com o objetivo de capacitar professores de escolas públicas de todo o Brasil em educação para a democracia. A seleção é feita por meio da participação no curso a distância “Educação para a Democracia e o Parlamento”, que terá 216 vagas, a serem preenchidas por sorteio eletrônico (oito por estado e DF).
Para se inscrever, é preciso atuar nos ensinos fundamental ou médio, em escola pública, como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico, e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política ou Poder Legislativo com os alunos. O curso “Educação para a Democracia e o Parlamento” acontece no período de 14 de março a 29 de abril, com carga horária de 30 horas.
Posteriormente, os 54 educadores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estado e DF, serão convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento. O programa é composto de duas etapas: um módulo presencial, na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 20 a 24 de junho, e um módulo voltado para a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de intervenção em educação para democracia, de 1º de agosto a 10 de outubro.
A Câmara custeia as despesas para participação dos professores selecionados no módulo presencial. Aqueles que concluírem o programa com êxito receberão, ao fim da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação.
O programa, que está em sua sexta edição, busca contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e também para a disseminação de conhecimentos sobre o Poder Legislativo, ressaltando o papel institucional da Câmara dos Deputados como promotora da democracia.
Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara na internet.