19/10/2015 - Crianças fazem simulação de sessão plenária na Câmara dos Deputados

Estudantes do 5º ao 9º ano vão discutir e votar três projetos de lei selecionados para a décima edição do programa Câmara Mirim, que começa na quinta-feira (22)

Duzentas e oitenta crianças participam, nesta sexta-feira (23), de uma simulação de sessão ordinária no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.  É o Câmara Mirim, programa educativo do site infantil da Casa, o Plenarinho. Nesse dia, as crianças vão votar três projetos de lei que foram apresentados por elas mesmas e previamente selecionados.

Esta é a décima edição do Câmara Mirim, que acontece anualmente, sempre em outubro. Neste ano, além da “Sessão Mirim”, serão realizadas também reuniões mirins de comissões. Serão três reuniões, que acontecerão na quinta-feira (22) à tarde, e cada uma delas vai discutir um dos projetos de lei enviados pelas crianças.

Os projetos que serão discutidos e votados neste ano tratam de assuntos diversos. Pedro Arfux Pereira Cavalcante de Castro, que estuda na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã (MS), quer punir os políticos eleitos que não cumprirem pelo menos 25% das suas promessas de campanha. Já Themísia do Carmo Nogueira, da Escola Atual, de Brasília, quer conceder isenção de impostos para quem vender alimentos orgânicos para as escolas. Capacitar os estudantes para aprender a trabalhar com produção audiovisual é o objetivo do projeto de Bruno da Costa Pajola, da Escola Municipal Maria Lúcia, de Campos dos Goytacazes (RJ).

Em anos anteriores, algumas propostas apresentadas pelos estudantes do Câmara Mirim foram acolhidas por deputados e transformadas em projetos de lei de verdade, que hoje tramitam na Casa. Um exemplo foi a proposta que prevê a instalação de sistema de reaproveitamento da água de chuva em prédios públicos.

O objetivo do projeto Câmara Mirim é conscientizar os alunos do ensino fundamental sobre as particularidades do trabalho parlamentar, mostrando a importância do diálogo e do respeito às ideias contrárias. O programa também pretende contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças ao fazê-las observar os problemas que surgem no dia a dia e propor soluções.

As crianças que participam do programa são estimuladas a escrever textos de projetos de lei. Neste ano, a comissão organizadora recebeu mais de 700 propostas, que foram analisadas por uma comissão de consultores. Ao final, foram selecionadas as três propostas que serão discutidas nesta semana.

 

SERVIÇO

Câmara Mirim

22/10

14h – reunião mirim nas comissões;

17h – reunião dos autores dos projetos, dos presidentes das comissões e dos relatores das comissões com o Secretário-Geral da Mesa.


23/10

9h – chegada dos participantes pelo Salão Nobre da Câmara;

10h – Início da “Sessão Mirim”;

12h – Fim da “Sessão Mirim”; lanche e final das atividades.