Congresso Nacional promove eventos em alusão ao Outubro Rosa

Câmara e Senado se engajam em campanha de combate ao câncer de mama
30/09/2016 19h30

A Câmara e o Senado promovem, em outubro, vários eventos relacionados ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, lembrado em todo o mundo para estimular a participação da população, empresas e entidades no combate ao câncer de mama. Estão previstos debates, oficina e lançamento de livro, entre outros. 

Em Brasília, além do Congresso Nacional, também receberá iluminação rosa o Palácio do Planalto e a Catedral. 

Oficina

A programação inclui a Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida, que será realizada no dia 21 de outubro. Os interessados devem se inscrever na página da Procuradoria Especial da Mulher do Senado (Pró-Mulher). 

Confira a programação completa aqui

Outubro Rosa

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. Criado nos Estados Unidos, o movimento surgiu após o Congresso norte-americano adotar outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

O ato de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros pontos turísticos veio posteriormente, não havendo uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.