25/07/22 - Iluminação verde no Congresso alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

O Palácio do Congresso Nacional fica iluminado na cor verde até quarta-feira (27) pela celebração do Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Neste ano foi sancionada a Lei 14.328, que institui julho como mês nacional deste tipo de tumor, responsável por 20.722 mortes no Brasil em 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico para se referir a uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, na orofaringe, na laringe (cordas vocais), no nariz, nos seios nasais, na nasofaringe, na órbita, no pescoço e na tireoide.

Tabagismo, etilismo e infecção pelo HPV são os fatores de risco mais frequentes para esse tipo de câncer, assim como a má higiene bucal e a desnutrição.

Sintomas

Os sintomas podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Esses sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas, mas quando duram mais do que 21 dias tornam-se um sinal de alerta.

De acordo com o Inca, os dados referentes ao diagnóstico de cânceres de cabeça e pescoço – com exceção da tireoide – são alarmantes no Brasil. Em média, 76% dos casos somente são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade. A prevenção inclui hábitos saudáveis, como evitar fumo e álcool.