24/10/23 - Congresso Nacional se associa às celebrações do Dia Mundial de Combate à Poliomielite

As fachadas dos edifícios e das cúpulas do Congresso Nacional exibirão, entre 18h e 22h desta terça-feira (24/10), projeções com frases e imagens referentes ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado na mesma data. 

As frases projetadas no conjunto arquitetônico buscam estimular a vacinação e conscientizar para a necessidade de eliminação da doença, que é contagiosa e não tem cura:

“Vacina salva vidas”
“Juntos, combatemos a pólio”
“Pólio zero”
“24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio”
“Entre em ação: elimine uma doença para sempre”
“End pólio now”

 Américas 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1975, antes da vacinação generalizada, quase 6 mil crianças ficaram paralisadas nas Américas em razão da poliomielite. Autoridades sanitárias estão preocupadas com a reintrodução do vírus diante da baixa cobertura vacinal contra a doença: em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%; em 2021, pouco menos de 71%. 

Vacinação 

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a poliomielite. O último caso no país foi registrado em março de 1989. A vacinação em massa, como medida preventiva, foi a responsável pela erradicação da doença no país. 

Desde 2016, o esquema vacinal contra a polio passou a ser de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (gotinha).