24/05/19 - Câmara celebra bicentenário da volta de José Bonifácio de Andrada ao Brasil
A Câmara dos Deputados inicia as comemorações pelos 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada ao Brasil. Para lembrar a data, serão realizados exposição, lançamento de publicações, sessões solenes e concursos de desenho e de redação sobre o tema.
A programação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Casa para lembrar os 200 anos de independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam a data. As celebrações começaram em 2017, com homenagens pelos 200 anos da chegada da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, e, em 2018, pelos dois séculos da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Sessões solenes
A sessão solene pelos 200 anos da volta de Bonifácio de Andrada ao Brasil será realizada no dia 13 de junho, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães. A programação prevê a obliteração de selo e lançamento de carimbo dos Correios alusivos ao fato, e lançamento de publicação e de vídeo institucional.
Também será realizada sessão solene, no dia 19 de agosto, às 9h, em homenagem ao Dia do Historiador. Na ocasião, haverá lançamento da publicação “Minha Formação”, de Joaquim Nabuco, e visita inaugural à exposição sobre José Bonifácio, que ficará montada no corredor de acesso ao Plenário até o dia 6 de setembro. A sessão solene será no Plenário Ulysses Guimarães.
Concursos
Os concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência” já estão com as inscrições abertas e os trabalhos podem ser enviados até o dia 12 de julho.
O resultado preliminar dos dois concursos será anunciado no dia 29 de julho. A premiação ocorrerá dia 19 de agosto, durante a sessão solene pelo Dia do Historiador. Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara.
Hotsite
Toda a programação da Câmara para a celebração dos 200 anos de independência do Brasil está no hotsite desenvolvido pela Casa, que traz também informações históricas sobre a independência do país no contexto político internacional.