22/8/24 - Serviços do portal da Câmara acessados por login vão migrar para plataforma “Gov.br”

Usuários devem atualizar cadastros para manter histórico de participação e acesso

O acesso ao portal da Câmara dos Deputados em breve passará a ser feito exclusivamente por meio do perfil “Gov.br”. Com a mudança, o cidadão terá uma melhor experiência de navegação, mantendo seu histórico de participação, e continuará a ter acesso aos serviços assinados, como Boletins Eletrônicos, Debates Interativos, Enquetes Legislativas, entre outros. 

Para atualizar o login, o usuário deve acessar o portal da Câmara, entrar com o cadastro atual e seguir as instruções. A partir do dia 11 de janeiro de 2025, as contas não integradas ao “Gov.br” serão excluídas. Já o acesso a serviços disponíveis no portal da Câmara que não exigem login continuará a ser feito normalmente pelo atual endereço eletrônico. 

Investir em recursos e protocolos de segurança que tornem os serviços do portal da Casa mais práticos é essencial para melhorar a experiência do usuário, aumentar a segurança dos dados, promover a transparência e a eficiência nos processos, tanto legislativos como administrativos. 

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 0800 0 619 619.

 Segurança

Além de maior segurança, a mudança para o “Gov.br” traz vantagens. Com um único login, a plataforma oferece autenticação digital para praticamente todos os serviços oferecidos à população. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. 

Um em cada três brasileiros já tem conta na plataforma e mais de 70 milhões utilizam o serviço. A conta “Gov.br” é a única que seguramente atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza os mesmos recursos e protocolos de segurança que as maiores empresas digitais. 

A criação de uma conta na plataforma ajuda a prevenir o roubo de identidade digital, impedindo que alguém crie uma conta em nome de outra pessoa.