21811/24 - Congresso recebe iluminação especial para alertar sobre doença pulmonar crônica
O Congresso Nacional será iluminado na cor laranja na noite de hoje (21/11) para marcar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), celebrado na terceira quarta-feira de novembro. A data visa alertar sobre a doença, que, de forma gradual, bloqueia as vias aéreas inferiores e é a terceira causa de morte global, afetando cerca de 250 milhões de pessoas por ano. Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil a doença representa a quinta causa de morte em todas as idades e, entre 2010 e 2018, apresentou uma taxa de mortalidade anual de 51,5 a cada 100 mil habitantes.
A DPOC é uma inflamação nos pulmões e tem o enfisema e a bronquite crônica como os tipos mais comuns. Ela destrói os alvéolos pulmonares, que não se regeneram, tornando impossível a cura. Assim, a conscientização é essencial para a prevenção e o diagnóstico precoce, que ajuda no tratamento e retarda a progressão da doença.
Risco
A DPOC geralmente resulta de exposição prolongada a substâncias irritantes, como o fumo. Fumar é um dos principais fatores de risco, causando tosse, falta de ar, chiado no peito e produção de muco, sintomas que dificultam as atividades diárias dos pacientes.