19/07/21 - Iluminado de amarelo, Congresso Nacional apoia campanha de prevenção das hepatites virais

A partir de amanhã (20/7), o Congresso Nacional estará iluminado na cor amarela em referência ao Julho Amarelo, campanha de conscientização e prevenção das hepatites virais promovida pelo Ministério da Saúde. A iluminação permanecerá até 28 de julho, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

 

O que são hepatites virais

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes não apresentam sintomas. Mas, quando presentes, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, os vírus da hepatite D (mais comum na Região Norte do país) e da hepatite E, que é menos comum no país e mais presente na África e na Ásia.

As hepatites B e C, em especial, são doenças silenciosas e perigosas. Elas evoluem para cirrose, câncer ou insuficiência hepática e podem levar à morte. Compartilhamento de objetos de manicure ou de lâminas de barbear, confecção de tatuagens ou piercings em locais inseguros, relações sexuais desprotegidas ou procedimentos de saúde invasivos, realizados sem os devidos cuidados, podem ser fontes de transmissão.

A vacinação contra a hepatite B é a melhor forma de prevenção, e está disponível para todos no Sistema Único de Saúde (SUS). Já a hepatite C tem cura. O teste e o tratamento também estão disponíveis no SUS para qualquer cidadão.