19/01/26 - Mestrado em Poder Legislativo da Câmara consolida excelência acadêmica
O Programa de Mestrado Profissional em Poder Legislativo (MPPL) da Câmara dos Deputados recebeu, pela segunda vez consecutiva, o conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nota máxima atribuída aos mestrados profissionais. A avaliação considera critérios como corpo docente, produção acadêmica e técnica, impacto social e institucional, inserção do programa e caráter inovador.
A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. A avaliação da Capes é realizada a cada quatro anos.
Criado em 2012, o programa de mestrado da Câmara apresentou evolução contínua nas avaliações da Capes. No ciclo 2013–2016, avançou da nota 3 para a nota 4. Na avaliação quadrienal 2017–2020, alcançou o conceito máximo e manteve o desempenho de excelência acadêmica no período de 2021–2024.
Estudos legislativos
Os estudos desenvolvidos no MPPL da Câmara têm foco na pesquisa aplicada em estudos legislativos e na solução de desafios do Parlamento, com destaque para temas como inteligência artificial aplicada a documentos legislativos, orçamento público e processos legislativos.
O curso já formou 176 mestres e recebeu mais de mil alunos, entre regulares e especiais. Para o período 2025–2028, o programa tem como prioridade o aprimoramento contínuo da qualidade acadêmica, alinhado às recomendações da Capes.