18/02/22 - Congresso ganha iluminação especial pelo Dia Mundial das Doenças Raras
O Palácio do Congresso Nacional ganhará iluminação especial no período de 18 a 28/02 em apoio ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro. O lado da Câmara receberá as cores rosa e verde e do Senado, roxa e azul. A data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) para disseminar conhecimento sobre essas doenças, buscar apoio aos pacientes e incentivar as pesquisas para seu tratamento.
Doenças Raras
De acordo com o Ministério da Saúde, uma doença rara (DR) é aquela que afeta até 65 em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes de DR. Oitenta por cento delas decorrem de fatores genéticos; as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.
Normalmente, as doenças raras são progressivas e os danos podem levar à morte a curto ou médio prazos. Sintomas relativamente frequentes podem simular doenças comuns, dificultando o diagnóstico. O tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, assim como impedir o agravamento e a evolução da doença.