17/12/2020 - Exposição homenageia os 60 anos de Brasília com projeções pela cidade e no prédio do Congresso Nacional

O Palácio do Congresso Nacional foi o local escolhido para a abertura da mostra Brasília Museu Aberto, versão digital de uma exposição sobre a construção da capital do Brasil que já percorreu 12 países. O evento tem como objetivo celebrar os 60 anos da cidade e será realizado de 18 de dezembro a 17 de janeiro. As imagens, em alta definição, serão exibidas em painéis de LED espalhados em locais estratégicos do Distrito Federal. A projeção de abertura ocorrerá nesta quinta (17), das 19h às 23h, nos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

A mostra traz registros da época da construção da capital, cliques únicos do presidente Juscelino Kubitschek e de outros personagens que fizeram parte dessa história, além de documentos históricos e obras de artistas da época e contemporâneos, que revelam a síntese do pensamento modernista brasileiro.

Ao longo do período da mostra também ocorrerá um ciclo de palestras via internet. Todo o conteúdo e a programação da exposição ficarão disponíveis no site do evento e no perfil do Instagram

Sobre a mostra

A exposição cujo nome original era “Brasília – Da Utopia à Capital” estava prevista inicialmente para ser inaugurada no Salão Negro do Congresso Nacional em abril, mês do aniversário da capital federal. Porém, com a pandemia de Covid-19, a mostra precisou ser repensada e ganhou o novo nome de “Brasília Museu Aberto”, além de novo formato.

A mostra conta com esculturas de Maria Martins, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, pinturas de Carlos Bracher e Alex Flemming, desenhos de Naura Timm,  além das fotografias de Marcel Gautherot, Mario Fontenelle, Peter Scheier, Gabriel Gondim, Raymond Frajmund, Rui Faquini, Fabio Colombini, Orlando Brito e Ake Borglund/coleção Mercedes Urquiza, entre outros.