17/11/23 - Iluminação roxa no Congresso marca Dia Mundial da Prematuridade

Em solidariedade ao Novembro Roxo, o Congresso Nacional recebe iluminação especial hoje e amanhã. O mês é dedicado à conscientização sobre os perigos associados ao nascimento prematuro.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a prematuridade é a principal causa de morte infantil no mundo inteiro. O parto prematuro ocorre quando o bebê nasce antes das 37 semanas e 6 dias, sendo o período ideal de gestação de 37 a 42 semanas. Em torno de 15 milhões de crianças ao redor do mundo nascem prematuras a cada ano, representando 1 em cada 10 nascimentos.

No Brasil, o problema da prematuridade atinge 340 mil bebês por ano, o equivalente a cerca de 930 por dia, conforme estatísticas do Ministério da Saúde. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

O Novembro Roxo tem como objetivo mobilizar a população, lideranças governamentais, gestores públicos e influenciadores para a relevância desse tema. Neste ano, o foco da campanha será a importância de mães e pais terem acesso irrestrito às unidades de terapia intensiva neonatais, medida que garante o contato do bebê com o apego dos pais e a amamentação.