17/10/23 - Câmara Mirim 2023 reúne estudantes nos dias 19 e 20 de outubro

Programa da Câmara dos Deputados simula a jornada parlamentar com alunos do ensino fundamental

Cerca de 200 estudantes do ensino fundamental estarão na Câmara dos Deputados na quinta (19) e na sexta-feira (20) para participar do Câmara Mirim 2023. Eles vão vivenciar, na prática, como se desenvolvem os debates e a aprovação das leis. Deputados e deputadas mirins, com idades entre 10 e 14 anos, deliberarão sobre três projetos de lei escolhidos a partir de 557 ideias enviadas por jovens de todo o país ao Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara. 

Participarão das atividades estudantes das escolas municipais Petrina de Freitas Campos (Ibirité/MG), Maria José Campos Dias (Ibirité/MG), Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Petrolina/PE) e Santa Terezinha (Petrolina/PE); da Escola Estadual Professora Antônia Lucchesi (Sorocaba/SP); e vereadores mirins de Blumenau (SC), Schroeder (SC), Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC) e Guaramirim (SC). 

Projetos selecionados 

As propostas dos estudantes selecionadas para o Câmara Mirim 2023 tratam da obrigatoriedade de grêmios estudantis em todas as escolas, a fim de facilitar a comunicação e a resolução de conflitos internos; da concessão de bolsas de estudo para alunos do ensino médio, a fim de auxiliá-los com despesas domésticas, possibilitando que permaneçam na sala de aula; e da criação de uma data dedicada ao combate ao capacitismo e à conscientização sobre questões relacionadas a deficiências. 

Comissões e Plenário 

Na quinta-feira (19), os estudantes serão divididos em três plenários de comissões parlamentares para tirar dúvidas com os(as) autores(as), debater e apresentar emendas aos textos, produzindo, coletivamente, um projeto de lei substitutivo. 

Na sexta (20), os textos aprovados nas comissões serão inseridos na agenda do Plenário, reproduzindo o processo legislativo real. 

As reuniões de comissão e a sessão mirim serão transmitidas pelo YouTube, nos canais do Plenarinho e da Câmara dos Deputados

Mais informações estão disponíveis na página do Plenarinho.