16/11/21 - Congresso recebe iluminação roxa pelo Dia Mundial da Prematuridade nesta quarta (17)
O Palácio do Congresso Nacional recebe iluminação roxa, nesta quarta-feira (17), pelo Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada para alertar a sociedade sobre um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros, anualmente, antes da gestação completar 37 semanas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso: um prematuro precisa de cuidados especiais na UTI, o que aumenta o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.
Neste ano, o foco da campanha “Novembro Roxo”, de sensibilização para a prematuridade, é a separação zero entre mãe e bebê prematuro, ou seja, permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso. Durante todo mês, são realizadas atividades de informação, educação e acolhimento. Os trabalhos envolvem e beneficiam as famílias com bebês prematuros, os profissionais de saúde, instituições e parceiros interessados, além de autoridades e personalidades envolvidas de alguma forma com o tema.