13/06/19 - Câmara realiza exposição sobre José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha

O Centro Cultural Câmara dos Deputados promove até o dia 03 de julho exposição sobre a vida e a obra dos escritores brasileiros José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha. A mostra “Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira” traz textos, fotos, ilustrações e infográficos, além de um catálogo (impresso e virtual) com o conteúdo da exposição.

Palestra

No dia 27 de junho, às 17h, o professor Edmílson Caminha, que assina o texto de apresentação da mostra, fará a palestra “A importância de Alencar, Machado e Euclides para a literatura brasileira”. O evento será no Salão da Biblioteca da Câmara, localizada no Anexo II.

Em 2019 completam 190 anos do nascimento de José de Alencar, 180 anos do nascimento de Machado de Assis e 110 anos da morte de Euclides da Cunha.

Os escritores

Nascido em 1829, José de Alencar foi, além de romancista, deputado por quatro mandatos, entre 1861 e 1877, pela província do Ceará. É autor de obras como “O Guarani”, “Iracema” e “O Tronco do Ipê”. 

Machado de Assis nasceu em 1839. Romancista, contista, cronista, poeta, dramaturgo e tradutor, entre suas obras estão romances como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”.

Euclides da Cunha, morto em 1909, aos 43 anos de idade, consagrou-se com “Os Sertões”. Correspondente de guerra na campanha de Canudos, a obra é um vigoroso testemunho do jornalista.

Serviço

Exposição: Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira
Período: até 3 de julho de 2019
Visitação: de segunda à sexta, das 9 às 17h
Local: corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães

Palestra: “A importância de Alencar, Machado e Euclides para a literatura brasileira”
Palestrante: professor Edmílson Caminha
Data: 27 de junho, às 17h
Local: salão da Biblioteca da Câmara – Anexo II