11/10/23 - Congresso será iluminado de rosa em apoio a campanha de prevenção do câncer de mama

A partir de sexta-feira (13/10), os edifícios do Congresso Nacional estarão iluminados de rosa em referência à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A iluminação permanecerá até 21 de outubro, e faz parte das atividades da campanha, que começaram no dia 3 desse mês.  A agenda de ações da campanha se estenderá até o dia 25, quando um seminário com o tema “Inovação e educação no combate ao câncer de mama”, às 14h30, no Auditório Nereu Ramos, encerrará os trabalhos.

Confira a programação completa do Outubro Rosa.

Incidência

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul e no Sudeste. É a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todo o país, exceto na Região Norte, onde o câncer de colo do útero ocupa essa posição. Para o triênio 2023-2025, a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama.