06/12/22 - Iluminação laranja no Congresso integra ações de campanha contra o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano

Em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, os prédios do Congresso Nacional ficam iluminados de laranja nestas terça (6) e quarta-feiras (7). Conhecida como Dezembro Laranja, a iniciativa foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis e destacar os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

Neste ano, a mensagem central da campanha é “Não espere até sentir na pele”. Além de mutirões gratuitos para identificar casos novos da doença, as ações envolvem a conscientização da população sobre a importância da adoção de hábitos de fotoproteção, como o uso de chapéu, óculos de sol e protetor solar.

A doença
O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano, segundo a SBD. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chances de cura. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode confirmar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

- lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

- pinta preta ou castanha que muda cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

- mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

De acordo com a SBD, a população deve ficar atenta aos sinais e sintomas, buscando ajuda junto ao médico dermatologista assim que os notar.